Premiações literárias atraem escritores de todo o mundo por uma série de motivos: além do prestígio de ter seu trabalho reconhecido e divulgado, muitos prêmios envolvem a publicação da obra ou valores em dinheiro que podem contribuir para tal fim.
De premiações que contemplam originais inéditos àquelas que abarcam o conjunto de toda uma obra, há opções para autores de todos os gêneros, iniciantes ou já experientes.
Neste post, reunimos algumas das principais premiações do Brasil e de Portugal, voltadas a obras escritas em língua portuguesa. Confira:
1 Prêmio Sesc de Literatura
Voltado a escritores estreantes, o Prêmio Sesc de Literatura contempla as categorias Conto e Romance. As inscrições são feitas online e as obras analisadas por subcomissões julgadoras, distribuídas em todo o Brasil. Uma comissão final avalia os livros pré-selecionados e escolhe os vencedores.
Além da inclusão nas programações literárias do Sesc, as obras vencedoras são publicadas e distribuídas pela editora Record.
2 Prêmio São Paulo de Literatura
O Prêmio São Paulo de Literatura é voltado a romances de ficção escritos em língua portuguesa, originalmente editados e publicados no Brasil no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior.
Iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dois prêmios são concedidos: Prêmio São Paulo de Literatura de Melhor Romance de Ficção e Prêmio São Paulo de Literatura de Melhor Romance de Ficção de Estreia.
Um Conselho Curador é responsável pela coordenação do processo de seleção e análise e pela definição do júri.
3 Prêmio Oceanos
Atualmente patrocinado pelo Banco Itaú, o Oceanos é um prêmio transnacional que contempla livros escritos em língua portuguesa dos mais variados gêneros, publicados em qualquer lugar do mundo. A edição de 2020 selecionou 54 finalistas de três diferentes continentes. O júri é composto por estudiosos brasileiros, portugueses e especialistas de países africanos
Podem ser inscritos romances, poesia, conto, crônica e dramaturgia publicados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano.
4 Prêmio Jabuti
Com mais de 60 anos de história, o prestigiado Jabuti atualmente divide-se em quatro eixos: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação. Cada eixo subdivide-se em uma série de categorias que, juntas, contemplam todos os gêneros literários, além de iniciativas de fomento à leitura e acesso ao livro.
O Jabuti é composto por um conselho curador e cada categoria conta com apenas um vencedor.
5 Prêmio Literário Biblioteca Nacional
O Prêmio Literário Biblioteca Nacional é voltado a autores, tradutores e projetistas gráficos brasileiros, contemplando as seguintes categorias: poesia, romance, conto, ensaio social, ensaio literário, tradução, projeto gráfico, literatura infantil e literatura juvenil.
As obras devem ser obrigatoriamente inéditas, publicadas no Brasil durante o período informado no edital.
6 Prêmio Catedra
Criado na PUC Rio pela Catedra Unesco de Leitura, o Prêmio Catedra é exclusivamente voltado à literatura infantil e juvenil. Um grupo composto por 12 especialistas avalia as obras inscritas nas categorias Distinção, Hors Concours e Seleção, segundo critérios que consideram a linguagem verbal, visual e gráfica dos concorrentes.
7 Prêmio Camões de Literatura
Por muitos considerado o mais importante prêmio da língua portuguesa, o Prêmio Camões de Literatura abarca o conjunto da obra dos concorrentes, tendo como critério a contribuição para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural do idioma.
Organizado pelos governos brasileiro e português, o Prêmio Camões concede ao vencedor a quantia de 100 mil euros.
8 Prêmio Literário José Saramago
Iniciativa da Fundação Círculo de Leitores, o Prêmio Literário José Saramago contempla obras dos gêneros ficção, romance ou novela, escritas e editadas em língua portuguesa. É um prêmio voltado principalmente a jovens adultos — a idade máxima na data de publicação do livro deve ser de 35 anos.
Podem concorrer pessoas naturais de qualquer país de língua portuguesa. O vencedor é agraciado com a quantia de 25 mil euros.
9 Prêmio LeYa
Destinado a obras literárias inéditas do gênero romance de ficção, o LeYa, assim como o Camões, premia seu vencedor com a quantia de 100 mil euros. Podem candidatar-se escritores de língua portuguesa de qualquer nacionalidade. Não é permitido, porém, que a obra concorrente tenha sido apresentada em qualquer outro concurso com decisão pendente.
10 Prêmio Internacional de Poesia António Salvado
Como o próprio nome sugere, o Prêmio Internacional de Poesia António Salvado contempla obras de poesia. Dois originais são premiados: um em língua portuguesa e outro em língua espanhola. Podem concorrer autores de quaisquer nacionalidades, desde que maiores de 18 anos. Os originais devem ser inéditos, não publicados e precisam ter entre 500 e 700 versos.
EXTRA: 11 Prêmio Kindle de literatura