As revelações de Arsène Lupin reúne 9 contos do maior ladrão presente na literatura francesa.
Essa edição é uma tradução inédita com apresentação do escritor Marcos Peres.
Formato 16x23cm, 256 páginas em papel pólen, capa dura.
Arsène Lupin é um larápio galanteador criado por Maurice Leblanc, em 1903. Conhecido por trazer uma mistura literária que criou o anti-herói perfeito, o ladrão de casaca a muito esquecido, teve seu nome reavivado nas telas da Netflix, alcançando o podium como a segunda série mais vista em 2021, com 76 milhões de exibições.
R$69,90
Maurice Leblanc viveu entre 1864 e 1941, desistiu da faculdade de Direito e atuou com jornalismo e a escrita literária. O autor marcou época com sua literatura, principalmente com a criação das histórias de Arsène Lupin. Em 1907, Leblanc consagrou-se como escritor aclamado, momento esse em que as críticas e as vendas foram tão boas que o permitiram dedicar-se dali em diante, somente à escrita. Leblanc também escreveu romances de ficção científica como O Enigma dos Três Olhos (1919) e Le Formidable Evènement (1920).
Luigi Ricciardi
Mestre e doutor em literatura, professor de língua francesa e crítico literário. Fundou a revista Pluriverso e foi colaborador dos sites Homo Literatus e Obvious, além dos jornais O Diário e Gazeta Democrática. Mediou mesas de escritores e personalidades literárias como Xico Sá, Luiz Ruffato, Miguel Sanches Neto, Ondjaki, José Luis Peixoto, entre outros. Publicou cinco livros de contos: Anacronismo moderno (2011), Notícias do submundo (2014), Criador e criatura (2015), Antes fosse uma metáfora morta (2018) e A aspereza da loucura (2018) e o romance Os passos vermelhos de John: ou a invenção do tempo (2020). Mantém o canal Acrópole Revisitada, no Youtube.
Marco Hruschka
Graduado, mestre e doutorando em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atua profissionalmente como professor de língua francesa, com experiência desde o ensino fundamental até o universitário. É pesquisador no campo da literatura e publica com frequência seus estudos em revistas e livros especializados. Já mediou mesas importantes em festas literárias, como José Eduardo Agualusa, na FLIM em 2020. É um dos tradutores do livro A canoa voadora: lendas canadenses, e publicou os livros Tentação (poemas – 2010) e No que você está pensando? (pensamentos – 2014).
Repleto de engenhosidade, enigmas impossíveis com um toque de charme e humor, Lupin revela nove histórias em que foram postas a prova toda sua experiência como ladrão. As narrativas são relatos que envolvem riscos e riquezas em situações quase impossíveis de se safar, tendo a morte como uma companheira que o ronda a galope sempre. O que há de comum nelas é o fato de que o habilidoso Arsène precisa utilizar toda a sua sabedoria caso deseje sobreviver.
A primeira edição do livro, de 1913, traz o título original Les Confidences d'Arsène Lupin. Essa versão publicada pela Madrepérola compõe-se de uma nova tradução a duas mãos realizadas pelos escritores Luigi Ricciardi e Marco Hruschka, além de contar com texto de apresentação por Marcos Peres, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura de 2013 e do Prêmio São Paulo de Literatura.
Arsène Lupin é uma personagem fictícia criada por Maurice Leblanc, suas primeiras aparições literárias aconteceram em 1905, na revista mensal Je Sais Tout e ganharam corpo nas mais de 24 histórias trazendo a figura do Ladrão de casaca como protagonista. Esse bon-vivant é um como um Robin Hood que tem como altruísmo principal salvar a si próprio, tirando, sempre que possível, vantagem pecuniária ou que o favoreça de alguma forma. Dotado de muito requinte, garbo, elegância e inteligência, as histórias enredo de Lupin revelam a França do século XVII; o cotidiano de uma sociedade elitista francesa, permeada pela desigualdade social posterior à Revolução Francesa.
Comparável a Joseph Rouletabille e Sherlock Holmes no quesito de investigar e solucionar enigmas, Lupin destaca-se por transitar entre o cavalheirismo e o larápio, o anti-herói perfeito para emplacar histórias ultra carismáticas.
LIVRO: As revelações de Arsène Lupin
AUTOR: Maurice Leblanc
TRADUTORES: Luigi Ricciardi e Marco Hruschka
ISBN: 978-65-87269-64-1
PÁGS.: 270
PESO: 280g
FORMATO: 16x23cm