O livro Baú do Marujo traz o relato de experiências e apresenta uma técnica inédita relacionada a avaliação motivacional de grupos.
No esporte ou nas organizações, as regras de funcionamento são as mesmas. Assim, os resultados obtidos no esporte podem ser, também, obtidos em organizações. Para tornar o conhecimento acessível a profissionais das mais diversas áreas, Marujo descreve os princípios básicos da noção de grupo, especificando o que é o Grupo Operativo (GO), descreve os fundamentos básicos da personalidade humana e a relação simbólica que fazemos com as cores.
A partir da descrição das características da liderança e dos tipos de líderes, ele propõe a aplicação e, quando necessário, a criação de técnicas de intervenção com grupos. É nesse momento que se dá a necessidade da criação de uma ferramenta de trabalho desenhada para equipes esportivas de alto rendimento. A apresentação do Baú do Marujo é didática e traz diversos exemplos de aplicação.
Esse livro é dedicado a estudantes, técnicos e treinadores, terapeutas ocupacionais, aos coaching profissionais e, claro, psicólogos do esporte e organizacional. É uma ferramenta de referência constante, que auxiliará — e muito — suas equipes a atingirem resultados cada vez mais satisfatórios.
R$70,00
Jorge Luís, também chamado de “Marujo”, é psicólogo e atua intensamente em Psicologia do Esporte, é especialista em Acupuntura MTC-Medina Tradicional Chinesa.
No Boxe, foi atleta, treinador e árbitro federado. Na Marinha, além da capacitação no Quadro de Máquinas, foi membro da equipe de competição de natação EAMSC, obtendo destaque em diversas provas. Pesquisou e propôs intervenções com atletas em diversas academias de MMA (Mixed Martial Arts obtendo destaque com cinturões do UFC e Strikeforce), além de ter atuado Psicólogo da Confederação Brasileira de Taekwondo, na Confederação Brasileira de Ciclismo, equipes de vôlei, handball, futebol e futebol Americano. É o fundador da APEP (Associação de Psicologia do Esporte do Paraná) e foi vice-presidente da ABRAPESP (Associação Brasileira de Psicologia do Esporte) entre 2013 e 2015.